quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Estilos de liderança



Liderança é a influência interpessoal exercida numa situação, e dirigida através do processo da comunicação humana a consecução de um ou mais diversos objetivos específicos.

Teoria dos estilos de liderança são as teorias que estudam a liderança em termos de estilos do comportamento do líder em relação como ele lidera seus subordinados, ou seja, os procedimentos e as técnicas que ele utiliza para liderar sua conduta. Refere-se aquilo que o líder faz, o seu estilo de comportamento para liderar.

Segundo esta teoria existe três tipos de lideranças: a autocrática, a democrática e a Laissez- Faire.

Na teoria autocrática a ênfase é centrada no líder, o qual foca as diretrizes sem qualquer participação do grupo, determina providencias e as técnicas para execução das tarefas.

Na teoria Democrática a ênfase é no líder e nos subordinados. As diretrizes são debatidas e decididas pelo grupo, estimulando e assistidas pelo líder. O próprio grupo esboça as providencias e as técnicas para atingirem o alvo esperado ou a meta principal da empresa.

Na Laissez-Faire não há envolvimento com as atividades da área de seus funcionários e exerce pequenas influencias, conhecido como “ deixar rolar”, tendo portanto, menor visibilidade por parte dos funcionários.

Não se pode afirmar ao certo qual das teorias seria a melhor utilizada em situações extremas ou de perigo. Porém, dentro de uma empresa, ou dentro de um país, sabe-se que a democracia prevalece, pois é de suma importância a opinião de todos para a melhoria de alguma questão.


2 comentários:

  1. Gostaria de citar um outro tipo de liderança que não foi comentado acima, o estilo PATERNALISTA cuja liderança forma pessoas dependentes e não permite o surgimento de novos líderes. Todos devem recorrer a ele para a resolução de problemas. A diferença entre este e o autocrático é que o autocrático domina pela força e este pela superproteção

    ResponderExcluir
  2. Exatamente, Alessandra!
    E podemos ainda citar inúmeros outros tipos...
    Cada tipo de acordo com uma das teorias que explicam liderança.
    O estilo do líder pode variar de acordo com circunstâncias, porém, um deles se sobrepõe.

    Profº Alex

    ResponderExcluir