quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Planejamento, um documento essencial para a prática docente




Gabriela Sousa da SILVA

Resumo:
Um dos problemas existentes na prática docente é a falta de planejamento por parte dos professores, que, por segurança acabam realizando as atividades em sala de forma improvisada e muitas vezes deixam de passar determinados conteúdos para que não precisem comprometer-se com a correção e com o “trabalho” de ensinar algo novo para seus alunos.
Levando em conta essa situação, o presente texto mostra as principais funções do planejamento e como este documento pode auxiliar na prática docente, enriquecendo o trabalho do professor e fazendo com que conteúdos sejam cumpridos.

Palavras-chave: Planejamento, plano de aula.

O planejamento do professor é algo que direciona seu trabalho de forma organizada a fim de cumprir os conteúdos previstos e está presente no dia-a-dia em forma de plano de aula.
O professor é o autor do planejamento, fazendo-o de forma clara e adequando o conteúdo e dinâmica à realidade dos seus alunos.
Esse documento é feito semanalmente. Há instituições que optam em fazê-lo mensalmente, quinzenalmente ou até mesmo, semestralmente.
Preferencialmente, esse planejamento deve ser feito na escola, no horário em que o professor não esteja em sala ministrando aula.
Todo o documento serve para aproveitar o tempo da aula, assegurar a qualidade do conteúdo a ser passado (pois sendo analisado pela coordenação, pode sofrer melhorias). Serve também para a organização interna da escola, separando materiais solicitados com antecedência e /ou reservando espaços para aulas ministradas com outra dinâmica.
O mesmo pode ser feito em caderno, fornecido pela escola, o qual deverá ser anexado semanalmente o plano do professor.
O planejamento assegura o cumprimento das atividades, pois uma vez que algo está planejado, respeitando a proposta da escola, o professor deve segui-lo.
O professor que não tem o planejamento adequado, ou realiza as atividades em sala de forma improvisada, recolhe resultados negativos no decorrer do ano. Algo bem planejado pode facilitar a prática docente de forma com que seja possível organizar atividades extras, de fixação de conteúdos e até mesmo atividades de recuperação..
Para que o professor possa desenvolver um bom trabalho em sala é necessário fornecer um planejamento modelo para esse profissional, juntamente com algumas atividades, para que dessa forma, o mesmo possa observar que um planejamento pode nortear a prática em sala, evitando assim atrasos de conteúdos e facilitando para o cumprimento de todo o cronograma.
Também é necessário que a coordenação, juntamente com o professor possam enriquecer esse planejamento, com sugestões. Para que essas sugestões aconteçam, é necessário que reuniões mensais ocorram na escola a fim de trocar experiências e elaborar atividades para determinadas disciplinas, fazendo assim, com que alguns conteúdos sejam melhor trabalhados.



4 comentários:

  1. Gabriela
    Nada, mesmo em nossa vida cotidina, desenvolve-se de modo eficiente e eficaz, sem planejamento.
    Por isso, sua reflexão e ponto de vista, bem como as sugestões apresentadas, são pertinentes e adequadas na realidade atual da sala de aula.
    Em um momento do seu texto, você cita "O planejamento assegura o cumprimento das atividades, pois uma vez que algo está planejado, respeitando a proposta da escola, o professor deve segui-lo."
    Nesse contexto, como o gestor pode atuar afim de implementar e articular a elaboração de Planejamentos coerentes, claros e organizados na unidade escolar?


    Profº Alexandro Muhlstedt

    ResponderExcluir
  2. O gestor, através das reuniões, pode "treinar" seus professores a fim de melhorar os planejamentos. Colocar exemplos (não dos profissionais os quais ele trabalha),em forma de "aula" para ensinar seus professores a elaborar planejamentos adequados à proposta da escola, assim como pode usar questionamentos dos próprios profissionais.
    Estratégias como trocar os professores de sala para que sigam o planejamento de seus colegas, pode fazê-los perceber o quão importante é deixar o planejamento claro.

    Gabriela Sousa da Silva

    ResponderExcluir
  3. Concordo com você Gabriela, pois muitas vezes o professor necessita de ajuda em su planejamento, mas teme a reação do seu gestor e coordenador, sente-se inseguro, quando deveria sentir confiança no seu colega de trabalho. Gostei quando você falou a respeito do planejamento em conjunto.
    Elaine B. Andrade

    ResponderExcluir
  4. Com certeza! A função do gestor não é procurar defeito no trabalho do profissional docente, mas sim contribuir com seu trabalho!

    Gabriela

    ResponderExcluir