quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Formação Continuada para quê?


Suellen Tavares da SILVA



RESUMO: O presente trabalho busca refletir sobre o processo de formação inicial e continuada dos professores, sendo que um deve ser complementado pelo outro, pois a formação continuada é um processo que visa o aperfeiçoamento dos docentes tendo em vista que os mesmos devem se manter atualizados tanto nos conteúdos escolares, quanto nas metodologias e ainda nos conhecimentos teóricos referentes a identificação de possíveis “dificuldades, distúrbios de aprendizagem” dos educandos.

Palavras chave: formação inicial, formação continuada, processo de ensino aprendizagem.

Tendo em vista que a formação inicial dos professores nem sempre garante uma prática que tenha bons resultados, busca-se através do processo de formação continuada melhorar a qualidade no ensino.
Contudo, é necessário que haja a colaboração dos docentes neste processo, identificando as necessidades e deficiências de sua própria formação, de sua prática, bem como fatores relacionados ao processo de aprendizagem dos educandos.
Sendo assim, o aprimoramento do profissional deverá ser realizado de acordo com suas necessidades práticas, ou seja, adequado com a realidade deste docente e de sua turma. E ainda visando a aplicação destes conhecimentos, pois a maioria das capacitações oferecidas aos profissionais são apenas conhecimentos teóricos pouco prováveis para aplicação, melhoria do ensino e motivação do professor.
Deve-se valorizar também a troca de experiências entre os professores, pois as vivências do cotidiano escolar pode embasar de forma consistente a prática docente.
A partir da qualidade da formação do professor, é possível considerar e assegurar um processo de formação de qualidade ao educando, pois este docente terá conhecimentos teóricos e metodológicos para a realização do trabalho pedagógico.
Os conhecimentos teóricos é que fundamentam os profissionais para identificar possíveis dificuldades e/ou necessidades educativas dos estudantes. Assim, é que se pode garantir de forma adequada a aprendizagem dos mesmos.
Assim, pode-se dizer que a formação é um processo contínuo, que envolve todo e qualquer profissional, mas principalmente os professores, já que este deve manter-se atualizado nos conteúdos escolares, bem como nos aspectos relacionados a educação, ao processo ensino aprendizagem, etc.
Neste sentido, faz-se necessário ainda que todos os segmentos da educação, ou seja, professores, pedagogos, orientadores, supervisores, coordenadores, diretores, incluindo ainda a equipe de apoio escolar, tenham a oportunidade de ter uma formação contínua, para que assim possam realizar um trabalho conjunto e ainda mais eficaz.
As capacitações devem ocorrer sempre que se identifique necessidade e/ ou haja a oportunidade para tal. Podem acontecer tanto no ambiente escolar, em momentos propiciados pelos gestores, quanto fora dele ministrados por docentes especializados, etc.
A formação continuada, tem como objetivo aperfeiçoar as competência e habilidades dos professores, visando a melhoria da qualidade do processo de ensino aprendizagem.
Assim, é possível afirmar que através desse processo de formação contínua, é que se adquire fundamentação teórica e prática para a realização e consecução dos objetivos almejados pelos profissionais da educação. No entanto, ainda é necessário que as capacitações dos professores tenha conteúdos mais práticos e aplicáveis a sua prática profissional.
É necessário ressaltar ainda, que o processo de formação dos educadores deve favorecer a construção da identidade do profissional docente, e ainda valorizar a reflexão dos mesmos sobre os conteúdos estudados, tornando-os sujeitos do processo educacional, conscientizando-os para o fato de que seus educandos também devem ser formados nesta perspectiva.


2 comentários:

  1. Olá Suellen
    Seu posicionamente diante do assunto é bem atual. Reflete uma das necessidades de nossa época em aprender a aprender e a aprender a desaprender...
    Não é fácil consolidar ações para melhoria na formação docente, porém é algo essencial se o profissional quer manter-se atualizado.

    Ante a isso, qual papel o gestor deve desempenhar afim de motivar e articular formação aos professores que realmente atendam as necessidades da unidde escolar??

    Profº Alexandro Muhlstedt

    ResponderExcluir
  2. O gestor juntamente com a equipe de docentes deve apontar as necessidades da instituição sendo que é preciso haver um trabalho em equipe, visando sempre a melhoria da qualidade do ensino, pois atualmenteos professores estão extremamente sobrecarregados e ainda existe a falta de subsidios para o entendimento de tatos "distúrbios, dificuldades de aprendizagem, etc. Assim, a realidade da unidade escolar contribui para que a formação continuada do corpo docente seja coerente e tenha foco em tais necessidades. quanto a motivação do profissional, é necessário que o gestor aponte para a melhoria do seu trabalho com relação aos objetivos que pretende alcançar.
    Suellen.

    ResponderExcluir