quinta-feira, 26 de novembro de 2009

A gestão democrática como fio condutor para ajudar na cumplicidade entre professores e equipe pedagógica


Vanessa De Andrade CORDEIRO

RESUMO: O presente documento tem como objetivo explanar sobre questões relacionadas à Gestão Democrática e a apresentação de um estudo de caso que expõe uma problemática escolar, apresentando justificativa para mesma e também possíveis soluções. Ocorre que nas escolas atuais, a falta de cumplicidade entre os profissionais da educação, bem como, o mal entendimento do que é ser um gestor democrática, acarreta em sérias conseqüências negativas não só para escola, mas principalmente para os alunos. Portanto, é necessário repensarmos enquanto futuros gestores/líderes, sobre a importância do esclarecimento sobre a gestão democrática, tanto em escolas como em empresas, bem como a cumplicidade entre os profissionais da educação.

Palavras Chaves: Gestão democrática, Cumplicidade dos Profissionais da Educação.

Tanto na empresa quanto na escola, a gestão democrática acontece quando as decisões são tomadas em conjunto e as normas que regem a escola forem decididas por todos, fica mais fácil cobrar a responsabilidade dos envolvidos. E para tanto é necessário que se tenha valores, objetivos a serem alcançados, é preciso saber que caminho se quer seguir, entendendo esse movimento como um “mecanismo de representação e participação política” (SPÓSITO 2002, p. 49). Mas, em meio a tudo isso, não se pode esquecer que todos são diferentes, com interesses e objetivos diferentes, e que mesmo em meio a conflitos, pode-se alcançar um consenso para o bem de todos. É preciso que cada membro da comunidade escolar se sinta responsável por transformar a educação para melhor, entendendo que isto é um desafio a ser enfrentado pela mesma.
Não podemos esquecer também, que a gestão democrática está envolta pelas relações de poder, pois, apesar de o grupo não funcionar sem alguma relação de poder, é preciso cuidar para que isso não se torne uma relação autoritária por parte da direção e da equipe pedagógica, como também dos professores em relação aos alunos e o restante da comunidade escolar.
Na revista Gestão em Rede (08/2009, p.3), explana qual é a melhor opção de gestão democrática na escola, sendo esta a participação efetiva a partir dos segmentos escolares: Conselho Escolar, Grêmio Estudantil e Associação de Pais e Mestres. Se todos estes órgãos da escola, empenharem-se no seu papel de tomada de decisão, reflexão e ação dentro da escola, em prol do objetivo final que é a aprendizagem dos alunos, é que poderemos dizer que há gestão democrática, do contrário, não passará de apenas mais um discurso, pois: [...] é essa participação, que compartilha direitos e deveres, que torna uma gestão escolar verdadeiramente democrática com o eixo central na aprendizagem do aluno.”
Assim, enquanto pedagoga, entendo que é fundamental que a comunidade escolar entenda a importância de uma gestão democrática na formação de um indivíduo, participativo, crítico, criativo e envolvido, cuidando para que ela não seja só de “discurso” e de “aparência”. Daí a necessidade de se refletir em conjunto sobre a participação de todos (direção, equipe pedagógica, pais, alunos, funcionários) nas decisões que são tomadas na escola.
A partir destes conceitos, foi escolhido o tema falta de cumplicidade entre equipe pedagógica e professores, para que se possa fazer uma ponte entre a referência bibliográfica e problemas encontrados no cotidiano escolar. Esta problemática está presente em diversas escolas, pois muitas vezes professores reclamam da equipe pedagógica que não lhe dão atenção, ou não ajudam em problemas diversos que acontecem na sala de aula. Há também pedagogos que reclamam de professores que não querem ouvir dicas, ou então sentar para conversar e tentar em conjunto resolver as dificuldades encontradas.
Por isso, a solução indicada foi a chamada tempestade de idéias (Brain Storm), onde é feita uma “tempestade” de problemas com suas possíveis soluções. A falta de cumplicidade era um item dessa dinâmica, para tal dificuldade a melhor solução apresentada foi a de que se deve começar haver mais cumplicidade entre pedagogo e professores na escola. Para tanto, há a necessidade de se responder porquê mais cumplicidade entre professores e equipe pedagógica? R: Porque é através da interação e cumplicidade entre os mesmo é que todo o segmento escolar começa a funcionar efetivamente. A partir do momento que surge o diálogo entre todos, os problemas e soluções emergem, para que possam ser analisados e modificados quando necessário, melhorando assim as condições do “bom” trabalho e também do clima organizacional. Fazendo o levantamento de problemas e soluções que é possível mobilizar todo o grupo escolar, a ajudar na resolução dos mesmos, fazendo com que o coletivo haja em cumplicidade, para que possa alcançar resultados significativos. Tudo isso deve acontecer a todos os momentos, pois é através da boa interação pedagógica que é possível atingir os objetivos finais da educação que é a aprendizagem efetiva dos alunos, além de promover uma maior valorização dos profissionais da educação e seus educandos.

REFERÊNCIAS
CORDEIRO, Vanessa de Andrade. A organização do espaço escolar. UFPR, Curitiba, Dez, 2009.
GESTÃO EM REDE. Gestão Democrática: Para fortalecer os conselhos escolares.Brasília: CONSED- Conselho de Secretários de Educação. – Agosto 2007.
MUHLSTEDT, Alexandro. Artigos sobre pedagogia escolar: administração escolar. Curitiba-PR, Nov. 2009.
Spósito, Marília Pontes. Educação, gestão democrática e participação popular. Rio de Janeiro: DP7A, SEPE, 2002.


Um comentário:

  1. Olá Vanessa.
    Quando nos referimos a gestão democrática, falamos de participação e coletividade.
    Por isso, a cumplicidade da equipe na unidade escolar é fundamental.
    Em sua reflexão, você diz: "é fundamental que a comunidade escolar entenda a importância de uma gestão democrática na formação de um indivíduo, participativo, crítico, criativo e envolvido, cuidando para que ela não seja só de “discurso” e de “aparência”."
    De forma o gestor escolar contribui, por meio de sua ação educativa e admnistrativa, para que haja democracia real no cotidiano da unidade escolar?

    Profº Alexandro Muhlstedt

    ResponderExcluir