quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Políticas Públicas Educacionais ou “Mero descaso”



William Coelho de Araujo FAGUNDES


RESUMO: A presente reflexão tem por objetivo dstacar alguns aspectos das políticas públicas educacionais. A pesquisa mostra por meio de análise reflexiva a importância das políticas públicas educacionais para a sociedade brasileira. Traz como desafio uma quebra de paradigmas na implantação de políticas públicas educacionais nas cidades em situação de vulnerabilidade social. A reflexão se inicia por meio do título deste artigo o qual sugere: Políticas Públicas Educacionais ou Mero descaso. Para tanto, se fez necessário analisar a prática social que vem sendo demonstrada e sugerida pelos meios de comunicação e por autores sociais. Diante disso, é importante também termos uma visão ainda que panorâmica sobre a concepção das políticas educacionais. Buscando explorar os conceitos e teorias, refletir sobre as políticas educacionais e sua influência no contexto educacional. Trago uma proposta sobre a ótica de uma metodologia crítica, reflexiva e avaliativa da visão de uma prática emancipatória no espaço escolar. Com este artigo é possível delinear que as políticas educacionais influenciam e encaminham o sucesso escolar atualmente, ela é a uma das chaves para o crescimento e emancipação sócio-política da sociedade.

Palavras-chave: políticas públicas educacionais, desenvolvimento social e descaso



A sociedade contemporânea recebe intervenções e modificações dia após dia nas questões epistêmicas e morais, a escola é sem dúvida um dos mediadores para que essas mudanças ocorram de forma significativa às necessidades básicas, políticas públicas educacionais causam um efeito sócio-político na sociedade positivamente ou negativamente. O homem pós-moderno vive dias de incerteza, sofre uma descaracterização nos aspectos físico, psicológico, intelectual e social vítima de concepções de desigualdade social que geram vários problemas no seu desenvolvimento, o mundo contemporâneo reflete o caos e a desordem, o medo e a incerteza estão levando a humanidade a um declínio. As políticas educacionais buscam uma atuação as necessidades reais da população, num contexto vulnerável e desigual. Nessa idéia de suprir e interagir com a comunidade escolar num contexto transformador seria seu papel no aspecto nacional, infelizmente ela não é efetiva em muitas situações elas deixam a desejar. Por meio desta pesquisa foi possível interpretar a influência das políticas educacionais na sociedade brasileira.
Para Freitas (2003 p.16) “uma política pública promove o desenvolvimento do sistema”. Elas facilitam o crescimento de seus participantes a partir de mudanças significativas, essa mudança só é possível acontecer quando os participantes sociais sonham o impossível e realizam o possível. Uma equipe consciente de sua função social na sociedade desempenha um papel emancipador na vida cotidiana de sua comunidade.
Freire afirma (1997) que a escola não é só um lugar de estudo, e sim um lugar para se criar e estabelecer laços de amizade. As políticas educacionais vão interferir na vida da comunidade escolar: elas emancipam o dia-a-dia das pessoas. A política pública educacional deve ter como meta o sucesso escolar de sua comunidade com um ambiente favorável para que todos construam um saber reflexivo e significativo.
Para Dolabela (2003, p.102) “a melhoria das condições de vida da comunidade deve ser alvo dos resultados do sonho individual” o sonho intrínseco é um desafio para os agentes sociais nos dias do hoje, desenvolver uma comunidade é o resultado, a essência do aprendizado colocado em prática. O Brasil deve analisar a educação com olhar transformador, não com fins numéricos para garantir investimento do exterior “é mais que isso”.
Investir em educação provoca uma espécie de efeito diferenciado. Em vez de derrubar, alavanca uma série de setores, a saúde, a habitação, a segurança e por aí vai. Pessoas mais bem instruídas têm empregos melhores, salários maiores e, conseqüentemente pensam suas vidas de outra maneira. Uma população com mais anos de estudo tende a cuidar melhor da saúde e a cometer menos crimes. Muitos especialistas em educação alertam que a relação entre a evolução na qualidade de ensino e a melhora nos índices sociais e econômicos não é tão direta e previsível, mas certamente é consenso entre economistas e educadores que educação de qualidade para todos é condição essencial para o desenvolvimento do país, um resultado em longo prazo, nossa educação não pode ser pensada só no papel, não pode ser um mero “descaso” e sim um alvo de conquista da sociedade brasileira

REFERÊNCIAS

DOLABELA, Fernando. Pedagogia Empreendedora. o ensino de empreendedorismo na educação básica, voltado para o desenvolvimento social sustentável. São Paulo, 1ª Editora de cultura, 2003.
VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Para onde vai o professor? Resgate do Professor com Sujeito de Transformação. São Paulo, 10ª Ed. Libertad, 2003.
FREITAS, Maria Virginia. Políticas Públicas em Pauta. São Paulo, Ed. Cortez, 2003.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. São Paulo, Ed. Cortez, 1996.
http://www.fundacaobunge.org.br/site/ ACESSO dia 18 de setembro de 2009
http://educarparacrescer.abril.com.br/politica-publica/ ACESSO dia 25 de novembro de 2009

5 comentários:

  1. Olá William

    De fato, boas políticas públicas para educação e não meras jogadas "politiqueiras" tendem a transformar e a melhorar a sociedade.
    Nesse sentido, vale destacar que somente por meio da participação democrática - em Conferências, por exemplo - poder-se-ia envolver-se com mais intimidade a essas questões.
    Em seu texto, você cita "As políticas educacionais vão interferir na vida da comunidade escolar: elas emancipam o dia-a-dia das pessoas." Como, em sua opinião, o gestor escolar pode contribuir decisivamente para emancipação das pessoas? Qual o papel do gestor para articular o envolvimento da equipe no conhecimento e participação da elaboração / acompanhamento das políticas públicas para a educação?

    Profº Alexandro Muhlstedt

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  2. O gestor é uma das peças chaves para conscientização e fiscalização das políticas públicas educacionais, cabe a ele exercer um papel de influência significativa no engajamento das pessoas envolvidas nos processos educacionais. A comunidade escolar deve conciliar a prática a teoria na busca do sucesso escolar. Quando se busca agir conscientemente fica mais "fácil" entender a importância das tais políticas. Os agentes sociais devem participar do processo emancipador, e aos poucos os resultados vão aparecendo. Uma educação de qualidade no Brasil, só será implantada quando tomarmos consciência da sua importância no dia-a-dia das pessoas.

    Willam Fagundes

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  3. Legal William, gostei de sua preocupação com a comunidade escolar, concordo que é um desafio para o Gestor quebrar a morosidade do sistema político vigente do qual dependem grande parte das ações na escola, mas com vontade é possível acelerar esse processo em benefício de todos.
    Elaine B. Andrade

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  4. Qual a importância da escola para politicas publicas educacionais?

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    1. Forma pessoas com valores, moral, ética, trabalho, consciência sobre natureza, sociedade, cultura e de mundo como um todo para converter investimento em educação e combater a exclusão social para todos os atores que envolvem a vida da nação.

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