terça-feira, 24 de novembro de 2009

Professor: sinônimo de qualidade




Gisele BARROS
Resumo: o presente texto trata da questão da valorização do professor.

Palavras-chave: professor, valorização, respeito.

A valorização do professor tem sido um tema bem discutido. Muito se fala, mas pouco se faz. Todos os motivos que se leva em consideração são reais: a formação inicial deixa uma lacuna na articulação das teorias com a prática, o que deixa marcas no trabalho direto com os alunos, a baixa remuneração faz com que os próprios professores não se dêem o devido respeito e valorização, pois não desempenham sua função com total dedicação, dando margem para essa desvalorização, além da falta de formação continuada de qualidade, para que a reflexão sobre a sua prática seja uma constante no cotidiano escolar.
E a pergunta é: e o que fazer para mudar esta condição profissional, tão arraigada no Brasil? Só há um bom trabalho daquele que se sente bem, valorizado e útil. Com respeito nas relações na comunidade escolar, com remuneração adequada, com plano de carreira, com apoio na formação continuada, pode-se mudar esta situação, entendendo que respeitar e valorizar o trabalho dos professores cabe a todos: o diretor, o coordenador pedagógico, os pais, os alunos e os próprios professores entre si.


2 comentários:

  1. A valorização do professor passa por questões estruturais - salários, plano de carreira, prestígio - e também pedagógica - boa formação, boa atuação, clareza e coerência nas ações.
    Por isso, o diretor bem "antenado" e que tem um trabalho competente, dará espaço signifizativo de valorização dos profissionais, para uma qualificação cada vez maior no ensino e na aprendizagem dos alunos.

    Que você tem a dizer sobre a questão da formação continuada?

    Professor Alexandro Muhlstedt

    ResponderExcluir
  2. Vale lembrar que a valorização do professor conta com a formação continuada, que é uma atividade que pode acontecer de várias maneiras. A leitura de um livro, por exemplo, é uma delas, já que muito se aprende também através de boas leituras. As escolas podem e devem proporcionar momentos de estudos a partir de temas, textos ou situações-problema. Há que se valorizar ainda mais a continuação dos estudos em especializações, mestrado e doutorado, já que este investimento é maior da parte do professor e, geralmente, muito eficaz. Consideremos ainda que as leituras diárias de jornais ou revistas são uma forma rápida e garantida de se manter atualizado e de continuamente em formação.

    ResponderExcluir